Casarão de Taipa de Amparo
O projeto tem como objetivo principal restaurar a antiga “Residência de Mercedes Rocha”, tombada pelo patrimônio histórico municipal, para abrigar a Casa do Patrimônio Cultural, instituição composta por todos os órgãos ligados à área Cultural e de Preservação Patrimonial do município.
O povoado que deu origem ao município de Amparo formou-se no final do século XVIII, em 1829 o povoado foi elevado a Capela Curada, tornando-se Vila em 1857 e Cidade em 1865.
Localizado no centro histórico do município de Amparo, permanece como representativo elemento arquitetônico das primeiras construções deste período.
Acredita-se que a recuperação do espaço e os benefícios dele resultantes servirão como ferramenta para promover, junto à população, a ideia da educação patrimonial, operando de forma a convocar os cidadãos amparenses a se apropriarem dos valores inerentes a cada obra de interesse cultural da sua cidade, valorizando e acolhendo esses bens como parte de sua própria história e promovendo a consciência de seu papel na salvaguarda do patrimônio histórico de Amparo.
Fotos: Acervo FormArte/ Prefeitura Municipal de Amparo