Academia Paulista de Letras
Fundada em 27 de novembro de 1909 e sediada desde 1954 no Centro de São Paulo, se dedica à preservação da literatura brasileira. Estão entre os acadêmicos que ocupam uma cadeira na Academia: Lygia Fagundes Telles, Ignácio de Loyola Brandão e Ruth Rocha.
Capela de São Miguel Arcanjo
Localizada no bairro de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, a Capela de São Miguel Arcanjo é atribuída ao padre José de Anchieta. Construída em 1622 pelos índios guaianases, foi um dos primeiros prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Escola Estadual Rodrigues Alves
Inaugurada em 7 de setembro 1919, é a única instituição de ensino público localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. De inspiração eclética, o prédio idealizado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, foi tombado pelo Condephaat em 1985.
Estação Ferroviária Luiz Carlos
Inaugurada em 6 de novembro de 1914, a centenária Estação Ferroviária Luís Carlos, localizada no município de Guararema, serviu como importante meio de transporte de passageiros e produtos agrícolas da Estrada de Ferro Central do Brasil.
Acervo Mario Covas
O projeto realizou a digitalização do acervo fotográfico de Mario Covas e sua organização em uma coleção de DVDs, reunindo 329.550 imagens correspondentes às atividades predominantes de sua trajetória, campanhas políticas e fotografias do arquivo pessoal e familiar.
Escola Estadual Nossa Senhora da Penha
Construída no ano de 1950, foi projetada pelo arquiteto Eduardo Corona e inaugurada em 1952 através do Programa Convênio Escolar, uma parceria entre os Governos do Município e do Estado de São Paulo, com vistas a construção de instituições de ensino públicas.
Edifício Escolar Coronel Tobias Aguiar
Criado na época da Primeira República, em 1911, o primeiro grupo escolar da cidade de Descalvado, interior de São Paulo, foi instituído através de um decreto do presidente Bernardino de Campos, em 9 de fevereiro de 1903.
Igreja da Venerável Ordem Terceira do Seráfico Pai São Francisco
Projetada por Galvão, o primeiro santo brasileiro, a Igreja foi construída em 1788, em taipa de pilão, adobe e pau a pique, ao lado do Convento dos Frades Franciscanos, no centro de São Paulo.
Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro
Fundado em 1590 por monges beneditos, o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro é um dos mais belos monumentos da arte barroca do país e considerado uma das obras mais valiosas do patrimônio histórico e artístico do município.
Convento de Nossa Senhora do Amparo
O Convento é uma construção de alvenaria em pedra, cal e tijolos de barro, localizado no bairro de São Francisco, no município de São Sebastião, litoral de São Paulo. A história registra a primeira festa de Nossa Senhora do Amparo em 1668.
Igreja de São Luiz de Tolosa
De estilo barroco, com a taipa como principal elemento construtivo, é um dos elementos da identidade dos habitantes de São Luiz do Paraitinga, com seus altares de mármore, pinturas murais, vitrais e ornamentos de grande relevância artística.
Monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo
Concebido pelo artista plástico italiano Amadeu Zani e inaugurado em 1925, o Glória Imortal está instalado no Pátio do Colégio, centro da cidade de São Paulo, local onde a cidade foi fundada em 1554.
Ponte Pênsil Alves de Lima
Construída totalmente em madeira sobre o Rio Paranapanema para facilitar o escoamento da produção do café na região, a Ponte Alves de Lima é uma das três pontes pênseis construídas no Brasil e liga a cidade de Ribeirão Claro, no Paraná, à Chavantes, em São Paulo.
Igreja Nossa Senhora da Boa Morte
Inaugurada em 14 de agosto de 1810, é um remanescente do barroco paulista. De construção modesta, em taipa de pilão, está localizada no Centro de São Paulo e é mais uma das poucas edificações coloniais a resistirem ao crescimento urbano.
Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro
Construída em 1699 e inaugurada em 1739, a Igreja da Imaterial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro está localizada no bairro da Glória, na cidade do Rio de Janeiro, e tem origem em uma capela do século XVII.
Parque Vicentina Aranha
Localizado em São José dos Campos, o espaço foi inaugurado 27 de abril em 1924, como Sanatório Vicentina Aranha. O projeto é de Francisco de Paula Ramos de Azevedo, um dos mais importantes arquitetos paulistas do início do século XX.
Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico
Inaugurado em 1929, em São Paulo, foi idealizado e executado pelo escultor Ottone Zorlini. O Monumentom é uma homenagem aos aviadores italianos Francesco Pinedo, Carlo Del Prete, Vitale Zachetti, pela Travessia do Atlântico Sul, em 1927.
Igreja Nossa Senhora da Escada
Construída em 1652, possui arquitetura barroca e paredes em taipa de pilão. Com a expulsão dos jesuítas da Capitania de São Vicente, a administração do arraial da Escada foi entregue aos franciscanos, que construíram uma nova capela, atual Igreja Nossa Senhora da Escada.
catedral metropolitana de são paulo
Inaugurada em 25 de janeiro de 1954, a Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como Catedral da Sé, foi concebida pelo arquiteto alemão Maximiliano Hehl em 1912 e suas obras consumiram quatro décadas.
edifício ermírio de moraes
Construído em 1923, abrigou o antigo Hotel Esplanada, primeiro edifício de categoria internacional na cidade de São Paulo. Foi o hotel preferido dos artistas estrangeiros que se apresentavam no Theatro Municipal e o ponto de encontro da elite paulistana.
IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE SANTA IFIGÊNIA
Inaugurada em 1910, é um marco na história da cidade de São Paulo. Possui um rico acervo artístico, com obras de renomados pintores, como Benedito Calixto, Henri Bernard, Gino Catani e Carlos Oswald, além de belíssimos vitrais confeccionados em Veneza.