Catedral Metropolitana de São Paulo
Inaugurada em 25 de janeiro de 1954, no aniversário do 4º centenário da cidade de São Paulo, a Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como Catedral da Sé, foi concebida pelo arquiteto alemão Maximiliano Hehl em 1912 e suas obras consumiram quatro décadas.
Grande símbolo da arquitetura religiosa da cidade e palco de momentos marcantes da história política brasileira, a Catedral é uma das cinco maiores igrejas de estilo gótico do mundo. Devido ao seu desgaste natural e falta de conservação adequada ao longo do tempo, apresentou sinais visíveis de possível desabamento.
Em 2002, em parceria com a Mitra Arquidiocesana São Paulo, a FormArte realizou o gerenciamento do projeto cultural de restauro. O projeto contemplou uma intervenção global, envolvendo a recuperação física, estrutural e artística da construção, restauração dos bens móveis e integrados e a construção de 14 novas torres com técnicas atuais, mantendo a concepção do projeto original, além de reparos nos vitrais, restauração dos sinos, manutenção das redes de infraestrutura, limpeza e pintura da edificação.
Este projeto foi registrado no livro Catedral da Sé – Arte e Engenharia - 2002, editado pela FormArte, em edição bilíngue.
Fotos: Acervo Concrejato