Castelinho da Rua Apa
Para evitar perdas irreparáveis do patrimônio e impedir a continuação do processo de degradação pelo qual o imóvel passa há décadas, este projeto prevê a execução de obras emergenciais, prevê a consolidação estrutural do edifício, evitando que o imóvel caia em ruínas, e a restauração e adequação da cobertura.
A restauração seguirá todas as normas municipais de tombamento, considerando fatores históricos, arquitetônicos, urbanísticos, sociais e econômicos, a restauração do Castelinho é de alta relevância cultural pelo que representa para a cidade e seus moradores.
O mistério em torno de um crime ocorrido em 1937, eletrizava a população da cidade, não convencida totalmente sobre a veracidade da versão oficial, a partir de então, diversas versões dos fatos começaram a surgir, gerando “lendas urbanas” relativas ao Castelinho, algumas sugerindo que ele fosse mal-assombrado. Essas “lendas” contribuíram para que o Castelinho, no seu estado de abandono, se tornasse cenário de filmes de ficção, documentários, publicidade, reportagens, videoclipes, e, por conseguinte, um ícone dentro do imaginário popular de São Paulo.
Fotos: Acervo FormArte