Capela de São Miguel Arcanjo
Localizada no bairro de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, a Capela de São Miguel Arcanjo é atribuída ao padre José de Anchieta. Construída em 1622 pelos índios guaianases, foi um dos primeiros prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - e é um remanescente da arte colonial paulista reconhecida pela sua riqueza arquitetônica e acervo de grande valor histórico.
Em parceria com a Diocese de São Miguel Paulista e a Associação Cultural Beato José de Anchieta, a FormArte desenvolveu o projeto cultural de restauração, que foi dividido em duas etapas, e preservação do patrimônio. A primeira etapa buscou as informações, cadastrou o estado atual e promoveu a restauração do monumento em sua estrutura física, seus elementos artísticos e seu entorno. Já a segunda, promoveu a leitura e interpretação de sua história, seus elementos, seus significados e seus diversos contextos sociais, organizando as informações em um Circuito de Visitação e no Museu da Capela de São Miguel.
O processo multidisciplinar deste projeto foi registrado em dois livros: Capela de São Miguel Arcanjo e Capela de São Miguel: Restauro, Fé, Sustentabilidade.
Fotos: Acervo FormArte/ ACBJA