Escola Estadual Rodrigues Alves
Inaugurada em 7 de setembro 1919, a Escola Estadual Rodrigues Alves é a única instituição de ensino público localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. De inspiração eclética, o prédio idealizado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) em 1985.
Além de gerenciar o projeto de restauro, que contemplou a fachada, gradis, paisagismo, revestimentos internos, pisos, esquadrias e pinturas decorativas do hall de acesso, novas instalações hidráulicas e elétricas, iluminação especial e itens de acessibilidade, a FormArte também desenvolveu um projeto de recuperação da memória da escola, através de um programa de educação patrimonial que envolveu toda a comunidade escolar e os operários envolvidos na obra.
O projeto contou também com uma publicação sobre Educação Patrimonial para o público infantil e adolescente. A repercussão das ações desenvolvidas levou o projeto a participar da 6ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em 2006, com a exibição de uma maquete e documentário sobre o processo de restauração.
Fotos: Acervo FormArte