Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro
Fundado em 1590 por monges beneditos, o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro é um dos mais belos monumentos da arte barroca do país e considerado uma das obras mais valiosas do patrimônio histórico e artístico do município.
Com suas paredes internas de talhas douradas, gradis de jacarandá, painéis artísticos do século XVII, esculturas e entalhes, em 1602, passou a se chamar Igreja Nossa Senhora de Mont Serrat.
Em 1617, foi iniciada sua construção, com projeto do engenheiro militar, Miguel de Frias da Mesquita, e concluída parcialmente em 1641. A partir desta data, a obra teve continuidade com três mestres Beneditinos, Frei Bernardo de São Bento, Frei Domingos da Conceição e Frei Ricardo do Pilar e com o mestre Inácio Ferreira Pinto.
A FormArte, foi responsável pelo projeto cultural do restauro da Igreja Nossa Senhora de Mont Serrat, que desenvolveu, além do restauro dos elementos arquitetônicos e artísticos, um projeto de sustentabilidade à igreja através da implantação do Circuito de Visitação com o uso de áudio guia disponível em seis idiomas.
Fotos: Acervo FormArte/ André Teles