Ponte Pênsil Alves de Lima
Construída totalmente em madeira sobre o Rio Paranapanema para facilitar o escoamento da produção do café na região, a Ponte Alves de Lima é uma das três pontes pênseis construídas no Brasil e liga a cidade de Ribeirão Claro, no Paraná, à Chavantes, em São Paulo.
A Ponte Alves Lima passou por três casos de destruição. A primeira em 1924, durante a Revolução Paulista, a segunda durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e a terceira tragédia aconteceu em junho de 1983, quando foi vítima da maior enchente da região, sendo recuperada dois anos depois.
Desenvolvido pela FormArte, o projeto de restauro consistiu na recuperação do pavimento da ponte e dos cabos de aço que sustentam a estrutura. Uma placa, gravada em letras de chumbo na ponte, ilustra sua trajetória histórica e o sentido das ações preservacionistas inseridos nos projetos da FormArte: “Em 1924 e 1932, as revoluções armadas destruíram esta ponte. Em 1983 uma grande enchente a destruiu. Toda vez que um mal destruir um bem ele será reconstruído, para que não morra no coração dos homens a esperança. Jovens de Chavantes, 1985”.
Fotos: Acervo FormArte